A Eucaristia foi o tema central da Aula Magna no Instituto de Direito Canônico

A Eucaristia foi o tema central da Aula Magna no Instituto de Direito Canônico

Por Rodrigo Stankevicz

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico realizou, em 28 de março, a Aula Inaugural do ano letivo de 2019. A aula aconteceu na sede da instituição, no Rio Comprido, e foi ministrada por Dom José Aparecido de Almeida, bispo auxiliar de Brasília.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tema

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Aula Magna teve como tema: “A Eucaristia no ordenamento jurídico da Igreja”. Na primeira parte de sua colocação, Dom José Aparecido destacou sobre os cuidados que a Igreja tem com a Eucaristia, tanto no que tange a questão pastoral quanto jurídica.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mensagem central

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na mensagem central da fala do religioso foram abordados os efeitos disciplinares dos dogmas sobre a Eucaristia:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“A mensagem central desta aula que foi dada como inaugural […] é mostrar, que por mais precioso bem que a Igreja tem aqui na Terra, que é a Santíssima Eucaristia. Ela é cercada de cuidados pela Igreja, não só na atenção pastoral que nós devemos fazer. Mas também nas normas da Igreja, que tentam de alguma maneira proteger as manifestações de afeto nos fiéis, o modo de celebrar a Eucaristia, naquela suma reverência que se deve ao sacrifício de Cristo na cruz, que é reapresentado em cada altar de modo incruento. Mas também o cuidado na recepção do sacramento na presença real do Senhor. Aquelas coisas que decorrem imediatamente da doutrina da Igreja sobre o sacramento, ganham forma e linguagem jurídica naqueles cânones, que defendem a santidade do sacramento em que Cristo se contém, no qual Cristo se oferece ao Pai, no qual Cristo é dado em comunhão.”

Assista a entrevista concedida por Dom José Aparecido para o Instituto de Direito Canônico:

https://www.facebook.com/PISDC/videos/vl.902883713436746/991905604333734/?type=1

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Objetivo principal da reflexão

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O bispo auxiliar de Brasília versou, ainda, sobre a tutela destes bens preciosos para a pessoa e da santidade do sacramento, que segundo ele é o objetivo principal da reflexão sobre as normas sobre a Eucaristia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Nós procuramos ver alguns limites no direito do fiel de receber a Eucaristia, que são ditados pela reverência que se deve ao sacramento e pela reverência que se deve a pessoa, do fiel, que é chamado a viver em estado de graça, na amizade com Cristo, em comunhão com a Igreja. […] Queria dizer que ouve muitas citações de textos, que não são propriamente canônicos, mas magisteriais, para se evitar um risco de se pensar que a disciplina da Igreja é fruto do arbítrio da autoridade. De tal modo que poderiam ser mudadas a qualquer momento por vontade do supremo pastor de Igreja. Elas não são frutos de caprichos, elas são expressão jurídica da doutrina da Igreja, que vem até nós desde os Apóstolos. Então, a beleza, a verdade, o dom precioso que representa o sacramento, em especial a Eucaristia, são protegidos por normas jurídicas que ajudam a perceber duas coisas. Primeiro, que é um dom precioso; segundo que as normas jurídicas não podem ser mudadas ao capricho de sacerdotes, do Papa, dos bispos. Mas que dependem de uma percepção da natureza própria do sacramento como meio de salvação, meio de transmissão da graça”, completou o bispo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Assim sendo, a aula inaugural foi finalizada e oficialmente aberta as atividades acadêmicas, com as boas-vindas do Diretor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, Monsenhor José Gomes.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Professores e alunos participaram da Aula Magna. Foto: Rodrigo Stankevicz

Mensagem aos futuros canonistas

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dom José Aparecido deixou, ainda, uma mensagem aos estudantes do Mestrado em Direito Canônico do Instituto:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Aos futuros canonistas eu deixo aquilo que eu recebi do meu mestre, Cardeal Hans, a vida do canonista não é ser não é ser um mero fariseu observador de normas. Mas é ser alguém que usa deste instrumento pastoral para favorecer e fomentar a santidade, a vocação à santidade, e a vocação à missão, ao apostolado de todos os cristãos. E defender com todas as forças do nosso coração, do nosso ministério, do nosso serviço, a santidade dos sacramentos que são o tesouro maior que a Igreja recebeu, juntamente com a Palavra de Deus”, finalizou Dom José.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Assista na íntegra a Aula Magna.

https://www.facebook.com/PISDC/videos/vl.902883713436746/429841844436535/?type=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.