Aula Magna abrirá atividades acadêmicas no Instituto de Direito Canônico

Aula Magna abrirá atividades acadêmicas no Instituto de Direito Canônico

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico realizará a Aula Magna do ano letivo de 2019. Será no dia 28 de março, na sede da instituição, no Rio Comprido. A Aula Magna será ministrada por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Convite para aula Inaugural

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Convite Aula Inaugural do ano letivo de 2019 | Instituto de Direito Canônico

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Portanto, o diretor do Instituto de Direito Canônico, Monsenhor José Gomes, convida os alunos, ex-alunos e professores a participar da Aula Magna com Dom José Aparecido. Assim sendo, será mais uma oportunidade para os estudantes de Direito Canônico aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto. O evento marca o início das atividades acadêmicas do curso de Mestrado em Direito Canônico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dom José Aparecido

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Dom José Aparecido.
Foto: divulgação

Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida nasceu em 21 de julho de 1960, na cidade de Ourinhos (São Paulo).  É o Primogênito de quatro irmãos. Já desde pequeno acompanhava o falecido pai, Sr. Orlando, vicentino, nas visitas às famílias mais pobres de Ourinhos. Após os 15 anos foi aprendiz bancário. Aos 19 anos entrou no Seminário. Frequentou o curso de filosofia no Seminário Arquidiocesano de Londrina por um ano, completando-o nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), em São Paulo (1980-1982), onde também fez os estudos teológicos, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção (1983-1986).

Ordenado presbítero na Arquidiocese de São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1986,e sucessivamente incardinado na Diocese de Santo Amaro, aos 15 de março de 1989. Conseguiu o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santa Cruz, em Roma. Aos 8 de maio de 2013 foi nomeado Bispo titular de Enera, com o ofício de Auxiliar de Brasília.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Durante o ministério sacerdotal, atuou como administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz de Parelheiros – Diocese de Santo Amaro (1987-1988) -; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jardim Prudência – Diocese Santo Amaro (1988-1990) -; Adido de Secretaria do Conselho Pontifício para os Textos Legislativos, em Roma (1994 a 2010). Em 2010 o Papa Bento XVI o nomeou Prelado de Honra de Sua Santidade e Subsecretário do mesmo Discatério, função que exerceu até à nomeação episcopal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nesses anos em Roma, prestou colaboração pastoral em várias atividades da Diocese de Roma: foi capelão da Clínica Sacra Famiglia, foi confessor extraordinário da Basílica de São Pedro durante o Grande Jubileu do ano 2000. Também prestou auxílio pastoral a algumas paróquias em Roma e na Diocese de Netuno.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na Santa Sé, foi também nomeado também Comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Oficio do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários Dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros Dicastérios. Desde novembro de 2010, por nomeação do Papa Bento XVI, é Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Atualmente, na Arquidiocese de Brasilia é bispo referencial para os Vicariatos Sul e Leste, acompanha os seminários e a formação permanente do clero, a Comissão de Bioética, as Novas comunidades e as comunidades religiosas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Relembre a Aula Inaugural de 2018

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Dom Paulo Romão.
Foto: Arqrio

A Aula Magna de 2018, que teve como tema: “Os princípios do Código de Direito Canônico”, foi ministrada pelo bispo auxiliar e animador do instituto, Dom Paulo Romão.

Na ocasião Dom Paulo falou da relação entre o Direito Canônico e a pastoral: “Código de Direito Canônico reconhece que o objetivo das normas é guiar os cristãos quanto aos seus direitos e deveres, uns com os outros e para com a comunidade eclesiástica. É esse o mais puro caminho da vida cristã: procurar a santificação para si e para os outros e conhecer suas obrigações com a comunidade”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Acrescentou ainda que, a função pastoral, dada pelo conhecimento das leis da Igreja, não pode inflar o ego do cristão em detrimento do seu irmão. “Sejais, pois, humildes, do mais simples fiel ao Sumo Pontífice”. E para finalizar a aula, o bispo afirmou que “ao estudar as leis, mantenha o coração manso e humilde, lembrando-se sempre da lição de Jesus Cristo: ‘Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: “Ame ao seu próximo como a si mesmo”. Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos’ (Mateus 22,37-40), finalizou Dom Paulo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Serviço

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Aula Magna com Dom José Aparecido

Dia: 28 de março de 2019

Horário: 10 horas

Local: Sede do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico

Avenida Paulo de Frontin, 568 | Fundos – Rio Comprido – Rio de Janeiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Veja algumas fotos da Missa e Aula Magna do ano letivo de 2018

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.