Papa Francisco completa 82 anos

Papa Francisco completa 82 anos

Papa Francisco completa, neste dia 17 de dezembro, 82 anos de vida. Foi o primeiro Papa a chamar-se Francisco e ser originário da Companhia de Jesus. Depois de mais de 12 séculos, foi eleito o primeiro Papa não europeu.

Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Filho de emigrantes italianos que foram morar na Argentina.

Fé e Vocação

Sua fé robusta e o despertar de sua vocação é atribuído aos ensinamentos de sua avó, Rosa Margherita Vassallo.

Em 1958 entrou no seminário e escolheu realizar o noviciado entre os padres jesuítas. Já em 1969 é ordenado sacerdote e, a avó permanecia alimentando a fé do jovem sacerdote. Na ocasião, escreveu uma carta a ele e seus sobrinhos, encorajando-os a superar as dificuldades com fé e devoção:

“Tenham uma vida longa e feliz. Mas se em algum dia a dor, a doença ou a perda de um ente querido encher vocês de desconforto, lembrem-se que um suspiro diante do Tabernáculo, onde está o maior e mais augusto mártir, e uma olhar para Maria, que está aos pés da cruz, poderá fazer cair uma gota de bálsamo nas feridas mais profundas e dolorosas”.

Reconhecimento

Sua dedicação ao serviço ao povo de Deus fez com que Bergoglio ganhasse mais do que títulos, mas sim reconhecimento pelo seu trabalho, virtude que aprendeu deste pequeno com seu pai,  Mario José Bergoglio. Em 1992 recebe a ordenação episcopal, e em 28 de fevereiro de 1998 é nomeado arcebispo de Buenos Aires, primaz da Argentina.

Auge de sua caminhada de fé

No Consistório de 21 de fevereiro de 2001, João Paulo II o criou cardeal, ano no qual foi relator da 10ª assembleia do Sínodo dos Bispos. Sua trajetória de amor à Igreja e aos mais necessitados não para por aí. Em 13 de março de 2013, é eleito Sumo Pontífice, Papa Francisco.  

Papa Francisco cumprimenta Monsenhor José Gomes, Diretor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, na presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta | Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.