Aula Inaugural 2013 – D. Sérgio de Deus Borges

Verdades de fé

Aula inaugural de Direito Canônico foi ministrada pelo bispo auxiliar de São Paulo.

D. Sérgio de Deus Borges

A abertura do ano acadêmico do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico aconteceu no dia 5 de abril, na Paróquia Santa Rita, no Centro, com missa presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo Dom Sérgio de Deus Borges, que foi coordenador do curso de extensão em Londrina (PR). Na homilia, ele refletiu sobre a pesca milagrosa realizada por Jesus.

“Iniciamos com a missa porque toda vida da Igreja parte de Cristo. O Senhor veio animar os apóstolos para que assumam a missão de pescadores de homens. A Páscoa que celebramos é para que possamos assumir a nossa missão de amor e paz na família, em casa, no trabalho e na comunidade. É um reforço para retomar a missão sempre a partir de Jesus, que está vivo e ressuscitado em nosso meio”, afirmou Dom Sérgio.

Aula inaugural

Em sua palestra, na sede do instituto, o bispo destacou que a misericórdia e a igualdade são os eixos para a interpretação do Código de Direito Canônico.

“Estamos a serviço do Evangelho, para que a fé seja corretamente proclamada e interpretada, assim como pediu Nosso Senhor. Aqueles que trabalham com a ciência canônica auxiliam a verdadeira vivência da fé, para que haja uma pastoral que atenda às necessidades do povo e se mantenha fiel à fé católica que professamos”, afirmou Dom Sérgio.

Recordando o pensamento de Bento XVI, o bispo destacou os 30 anos do Código de Direito Canônico, como continuidade do Concílio Vaticano II.

“O código é um ponto de partida e não de chegada, é uma oportunidade, um lugar especial de releitura, porque o código é a última grande ‘filha’ do concílio. É a declaração autorizada dos direito se deveres dos fiéis, que está fundamentada nos sacramentos e na palavra revelada. Ele tem o objetivo de defender o direito dos fiéis de viver a fé. Aqueles que se dedicam ao estudo do direito canônico veem o bem que podem fazer às pessoas e à Igreja”, afirmou.

O direito é uma força

“O direito canônico é a tentativa pastoral de anunciar o Evangelho e restituir a justiça cristã, para devolver a imagem originária do homem, que por excelência é imagem de Deus, filho de Deus, o homem salvo. O direito canônico vai ajudar, como um instrumento pastoral, para que esse homem viva na comunidade eclesial a própria vocação batismal de pertença ao Reino de Deus”, disse o diretor do instituto, cônego José Gomes Moraes.

O diretor administrativo-financeiro da Fundação Catedral, Pe. Klepler Magalhães, que recentemente iniciou seus estudos no instituto, destacou que a aula inaugural forneceu um panorama sobre a importância desse aprendizado.

“Como nos falou muito bem Dom Sérgio, o direito não é um entrave, mas uma força, uma vitalidade para a vida da Igreja”, observou padre Klepler.

Texto por Cláudia Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.