A História do PISDC

A fundação do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico remonta ao início da década de 1980, quando a Igreja no Brasil percebia a urgência de formar seus próprios canonistas. Foi nesse contexto que, em 1981, o então arcebispo do Rio de Janeiro, S.E.R. Cardeal Eugênio de Araújo Sales, começou a planejar, ao lado de Mons. José Maria Moss Tapajós, a criação de uma instituição dedicada ao ensino do Direito Canônico no país.

A publicação da Constituição Apostólica Sapientia Christiana e a iminente promulgação do novo Código de Direito Canônico em 1983 reforçaram a urgência e a pertinência do projeto.

Reconhecimento e ereção canônica

Com apoio da Congregação para a Educação Católica, D. Eugênio recebeu a autorização da Santa Sé para conduzir o processo de fundação. Assim, em 3 de março de 1983, o Instituto foi oficialmente erigido por decreto arquidiocesano.

A Aula Magna inaugural ocorreu poucos dias depois, em 21 de março de 1983, no Auditório do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A conferência foi proferida por D. Rosalio José Castillo Lara, SDB – então Pró-Presidente da Pontifícia Comissão para a Revisão do Código de Direito Canônico. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades eclesiásticas e civis, bem como dos primeiros alunos do Instituto.

Agregação à Gregoriana e aprovação da Santa Sé

Ainda em 1983, no dia 29 de junho, a Congregação para a Educação Católica agregou o Instituto à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana. O convênio foi assinado por D. Eugênio Sales e pelo Pe. Urbano Navarrete, SJ, reitor da Gregoriana. Finalmente, em 30 de novembro de 1984, o Instituto teve seu funcionamento aprovado oficialmente pela Santa Sé.

Crescimento e missão permanente

Desde então, o Instituto tem prestado ininterrupto serviço à Igreja no Brasil, oferecendo formação jurídica de alto nível e colaborando com as necessidades pastorais das Igrejas Particulares, Institutos de vida consagrada e de vida apostólica.

Confiado ao Arcebispo do Rio de Janeiro, o PISDC mantém sua identidade acadêmica e eclesial firmemente enraizada na comunhão com a Sé Apostólica e na missão de formar canonistas a serviço da Igreja.

Confira também: