Beata Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia”, será proclamada Santa

Beata Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia”, será proclamada Santa

Com o Decreto autorizado pelo Santo Padre reconhecendo o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce, a Beata será proximamente proclamada Santa em solene celebração de canonizações. 

O Papa Francisco recebeu em audiência esta segunda-feira, 13 de maio, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu. Na ocasião autorizou o Dicastério vaticano a promulgar o Decreto relacionado ao milagre, atribuído à intercessão da Beata Dulce Lopes Pontes (nome de batismo: Maria Rita Lopes de Sousa Brito). A Irmã Dulce era conhecida como “O Anjo bom da Bahia”, recordada por sua obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011 e com este decreto será proclamada Santa proximamente em solene celebração de canonizações;

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Irmã Dulce. — Foto: Reprodução/Site da Osid

Primeiro milagre reconhecido

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A primeira graça de Irmã Dulce reconhecida como milagre, e que possibilitou a sua beatificação, pelo vaticano ocorreu em 2001, nove anos após a morte de Irmã Dulce. Foi um caso de pós-parto de uma moradora da cidade de Malhador, no interior de Sergipe.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De acordo com o médico Sandro Barral, um dos investigadores e peritos que confirmaram o milagre, a paciente apresentava um quadro de forte hemorragia não controlável. Sendo assim, em um período de 18 horas, a mulher chegou a passar por três cirurgias, mas o sangramento não cessava. Todavia, sem nenhuma intervenção médica, e após pedir a intercessão de Irmã Dulce, a hemorragia subitamente parou e a paciente se recuperou.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Irmã Dulce. — Foto: Reprodução/Site da Osid

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De acordo com informações da Osid, a abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciada a graça, e em 2002 o processo foi levado para análise do Vaticano. A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano reconheceu o milagre em 26 de outubro de 2010.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Em 22 de maio de 2011, foi realizada no Parque de Exposições de Salvador a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que passou a ser chamada como “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na cerimônia, foi lido o decreto apostólico do então Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis.

Com informações do Vatican News e G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.