O Papa Francisco afirmou que o direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico com as Igrejas Ortodoxa e Oriental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Muitos dos diálogos teológicos prosseguidos pela Igreja Católica, especialmente com a Igreja Ortodoxa e as Igrejas Orientais, são de natureza eclesiológica. Eles também têm uma dimensão canônica, já que a eclesiologia encontra expressão nas instituições e na lei das igrejas ”, afirmou o Papa Francisco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Numa audiência com membros da Sociedade para o Direito das Igrejas Orientais, o Papa Francisco disse:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico”, acrescentando que “o diálogo ecumênico também enriquece o direito canônico”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O direito canônico é a disciplina jurídica da Igreja, dá expressão a conceitos como o direito natural e divino e ordena a Igreja como uma sociedade eclesiástica. Explica e salvaguarda os direitos e deveres dos fiéis de todas as ordens da vida da igreja: leigos, clérigos, bispos e religiosos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto a Sociedade para a Lei das Igrejas Orientais celebra seu quinquagésimo aniversário este ano, o Papa Francisco observou que o fundador da sociedade, Padre Ivan Žužek, fez contribuições significativas para o Código de Cânones das Igrejas Orientais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na ocasião, o Papa se encontrou com o patriarca Bartolomeu I de Constantinopla para almoçar na Cidade do Vaticano. Bartolomeu, a quem o Papa Francisco presenteou com relíquias de São Pedro no início de 2019, foi o primeiro vice-presidente da sociedade de direito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Papa Francisco disse que a Igreja pode aprender com a experiência sinodal das igrejas orientais.
“A sinodalidade expressa a dimensão ecumênica do direito canônico”, disse o Papa Francisco, explicando: “o compromisso de construir uma Igreja sinodal – uma missão à qual todos somos chamados, cada um com o papel que o Senhor confia – tem implicações ecumênicas significativas. “
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Quanto podemos aprender uns com os outros em todas as áreas da vida eclesial: teologia, experiência de espiritualidade e liturgia, atividade pastoral e, certamente, direito canônico”, disse ele.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Com base na herança canônica comum do primeiro milênio, o atual diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa busca precisamente um entendimento comum do primado e da sinodalidade e sua relação a serviço da unidade da Igreja”, disse o Papa Francisco.
Fonte: ACI Digital
Deixe um comentário