Papa Francisco: ‘Direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico’

Papa Francisco: ‘Direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico’

O Papa Francisco afirmou que o direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico com as Igrejas Ortodoxa e Oriental.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Muitos dos diálogos teológicos prosseguidos pela Igreja Católica, especialmente com a Igreja Ortodoxa e as Igrejas Orientais, são de natureza eclesiológica. Eles também têm uma dimensão canônica, já que a eclesiologia encontra expressão nas instituições e na lei das igrejas ”, afirmou o Papa Francisco.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Numa audiência com membros da Sociedade para o Direito das Igrejas Orientais, o Papa Francisco disse:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“O direito canônico é essencial para o diálogo ecumênico”, acrescentando que “o diálogo ecumênico também enriquece o direito canônico”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O direito canônico é a disciplina jurídica da Igreja, dá expressão a conceitos como o direito natural e divino e ordena a Igreja como uma sociedade eclesiástica. Explica e salvaguarda os direitos e deveres dos fiéis de todas as ordens da vida da igreja: leigos, clérigos, bispos e religiosos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Enquanto a Sociedade para a Lei das Igrejas Orientais celebra seu quinquagésimo aniversário este ano, o Papa Francisco observou que o fundador da sociedade, Padre Ivan Žužek, fez contribuições significativas para o Código de Cânones das Igrejas Orientais.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Papa Francisco e Bartolomeu I. Foto: internet

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na ocasião, o Papa se encontrou com o patriarca Bartolomeu I de Constantinopla para almoçar na Cidade do Vaticano. Bartolomeu, a quem o Papa Francisco presenteou com relíquias de São Pedro no início de 2019, foi o primeiro vice-presidente da sociedade de direito.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O Papa Francisco disse que a Igreja pode aprender com a experiência sinodal das igrejas orientais.

“A sinodalidade expressa a dimensão ecumênica do direito canônico”, disse o Papa Francisco, explicando: “o compromisso de construir uma Igreja sinodal – uma missão à qual todos somos chamados, cada um com o papel que o Senhor confia – tem implicações ecumênicas significativas. “

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Quanto podemos aprender uns com os outros em todas as áreas da vida eclesial: teologia, experiência de espiritualidade e liturgia, atividade pastoral e, certamente, direito canônico”, disse ele.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Com base na herança canônica comum do primeiro milênio, o atual diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa busca precisamente um entendimento comum do primado e da sinodalidade e sua relação a serviço da unidade da Igreja”, disse o Papa Francisco.

Fonte: ACI Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.