Aulas remotas: as lições e o desafio desta modalidade

Com a chegada do recesso acadêmico de 2020, apresentamos aqui um resumo das atividades acadêmicas, diante do desafio do isolamento social, imposto pela pandemia do COVID-19, que nos impôs a missão de adaptar nossa proposta acadêmica para ministrar o curso de Mestrado em Direito Canônico por meio de aulas remotas.

O início do desafio

Em pleno mês de março, que marca o reinício do ano letivo no Instituto, fomos impactados pela intensificação da pandemia ao Brasil e do posicionamento das autoridades públicas para evitar uma contaminação em massa, sobretudo, nos ambientes marcados por coletividade. As aulas foram interrompidas do dia 16 até 30 de março.

Em consonância com estas orientações, a Pontifícia Universidade Gregoriana orientou-nos a alterar a modalidade de aulas presenciais para as videoconferências, respeitando o cronograma regular do curso. Restava-nos adaptar o programa de estudos às novas orientações. As instruções da Gregoriana foram bem categóricas; as aulas remotas seriam realizadas nos dias e horários previamente definidos, sem prejuízo do que foi agendado com os professores e alunos.

O treinamento do corpo acadêmico à nova modalidade

A remotada era desafiadora; alguns alunos e professores jamais haviam utilizado as ferramentas digitais para realização de videoconferências, no entanto, seguindo as orientações da nossa Secretaria, todos os professores foram treinados e inseridos na nova modalidade.

Quanto aos alunos, alguns enfrentaram dificuldades de conectividade ou problemas técnicos em seus equipamentos, mas todos puderam se adaptar ao novo ritmo de seus estudos, sem prejuízo do semestre. Assim, avançamos até o fim do primeiro semestre e reiniciamos o semestre seguinte.

Dado o cenário instável no fim de 2020 e a incerteza sanitária para o ano seguinte; prorrogamos a modalidade de aulas remotas para o ano de 2021.

As lições aprendidas com as aulas remotas

Por um lado, existe a expectativa pela volta das aulas presenciais, mas, existem lições que a modalidade EAD trouxe para nossa Instituição. A experiência nos permite discernir um direcionamento mais eficaz no uso das plataformas digitais e na execução do programa de estudos. Permite-nos também implementar esta modalidade em outras propostas, como os cursos livres, oferecidos pela Instituição.

Direito Canônico por EAD?

É importante mencionar que o curso de Mestrado em Direito Canônico não pode ser ministrado por EAD, por determinação da Congregação para a Educação Católica. Este dicastério da Santa Sé está regulamentando esta modalidade e conduz um estudo em escala mundial, consultando as diversas Universidades Católicas sobre os alcances e limitações do EAD para o ensino canônico. O ano de 2020 só permitiu o ensino à distância em caráter extraordinário, como prevenção ao COVID-19.

Expectativas para 2022

Nossa instituição está se organizando para retomar as aulas presenciais em março de 2022, seguindo, é claro, as políticas de distanciamento e higienização, sugeridas por autoridades sanitárias. Porém, estamos submetidos à palavra final das mesmas autoridades, sobre efetivamente voltarmos à modalidade presencial ou continuarmos no sistema remoto.

De toda forma, estamos prontos para lidar com as orientações para o próximo ano, seja ele qual for.

Somos gratos a todos os professores e à nossa equipe de colaboradores, que abraçaram o desafio, permitindo a manutenção da vida acadêmica de nossa Instituição.

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