Combate ao COVID-19

O mundo inteiro está enfrentando a ameaça do novo coronavírus (COVID-19), cumprindo as rotinas de isolamento social, proposto pela OMS e adotado pelos governos nacionais.

Nós não estamos alheios a isto; alteramos a rotina de nossas atividades acadêmicas e administrativas, cumprindo o decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro – de 16 de março de 2020, assim como as orientações da Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Dicastério para a Cultura e a Educação.

Modalidade à distância

Seguindo a orientação do Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana e do Decano da Faculdade de Direito Canônico, adotamos em caráter extraordinário a modalidade de aulas à distância para cumprimento do calendário acadêmico de 2020, estendendo-se pelo primeiro semestre de 2021.

Atendendo as instruções da Congregação para a Educação Católica, as aulas são realizadas por meio de videoconferências ao vivo.

Novas ferramentas de trabalho

Adotamos a transmissão das aulas por videoconferências e ampliamos a utilização de ambientes virtuais para compartilhar material acadêmico, além da intensificação do uso de e-mails. Por se tratar de uma transição inesperada, nossa equipe administrativa vem oferecendo suporte constante aos professores e alunos, avaliando constantemente a aplicação destes recursos.

Nossa equipe administrativa, em um primeiro momento, realizou suas atividades em sistema de home office e, desde setembro, voltou às atividades na sede do Instituto, cumprindo as medidas de higienização e distanciamento nos atendimentos. As aulas, por sua vez, permanecem sendo realizadas à distância.

Sobre a adoção do ensino à distância

É importante lembrar que nosso Instituto é uma instituição eclesiástica de estudos superiores, portanto, segue primordialmente as instruções da Congregação para a Educação Católica – dicastério da Santa Sé para a Educação. O ensino à distância para o curso de Mestrado em Direito Canônico só foi liberado em caráter extraordinário, como medida de combate à pandemia. Uma vez que o cenário sócio-sanitário permita a convivência de alunos e professores no mesmo ambiente, retomaremos as atividades presenciais.

O Dicastério para a Cultura e a Educação, por sua vez, promoveu uma consulta global às universidades e faculdades católicas para avaliar amplamente o ensino à distância e agora prepara uma instrução que aborda o tema de forma mais categórica.

Conclusão

Peçamos ao Senhor por todos que partiram e pela vida de todos que atravessam esta pandemia, no Brasil e no mundo. Estamos isolados, mas não estamos sozinhos, a graça de Deus nos assiste. Tudo isto vai passar em breve.

Mantenha-se seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.